A difícil tarefa de ser adulto…

Publicado: 03/02/2011 em Sei la...

Um dia, percebemos que chegou a hora de encarar responsabilidades. Quando criança logo queremos ser adultos, e quando assim o somos, nos dá uma vontade de sermos de novo criança.

Na hora de sair, passear e namorar, nada como ser “gente grande”. Mas na hora de pagar a conta… Ah, como eram boas as saídas com papai e mamãe.  Ir para escola era uma delícia quando criança, no entanto, quando se cresce, além de frequentar, é necessário estudar, e percebemos que estudar pode ser chato demais.

Ser adulto para dirigir e ter independência. Fazer o que quiser, na hora que bem entender. Junto com a “maior idade” vem o trabalho, a responsabilidade, e na maioria das vezes os problemas. Mas dizem que problemas todos tem, e estes superamos (ou não!), a partir do momento que atingimos maturidade.

A criança busca a competitividade nos jogos, nas brincadeiras, e ficam felizes em ganhar chicletes e chocolates no aniversário. As criancas preferem moedas de chocolate ao invés de moedas de verdade. E porque nós adultos temos que atribuir valor a tudo o que temos ou queremos conquistar?

O triste é saber que quando crescemos, deixamos as bonecas e os carrinhos, e lá, no fundo do baú, fica também toda nossa espontaneidade, simplicidade e sinceridade, que só as crianças tem. Na idade adulta, constantemente nos autocensuramos, ou somos censurados. Ficamos cada vez mais exigentes, mas nem sempre mais felizes. As surpresas são constantes e às vezes assustam. Exigem uma responsabilidade que na maioria das vezes não temos, mas que forçadamente precisaremos aprender a ter.

O mundo exige mais e mais…e eu nem mais tenho certeza de que Deus existe. Antes eu tinha certeza absoluta do Papai Noel. Ele era aquele velhinho simpatico de barba, não o velhinho que pede esmola no farol, mas sim aquele velhinho rico que esta sempre bonitinho, de pele branquinha e vermelhinha na testa.

Eu sei, impossível tudo funcionar 100% bem ou da forma “correta” o tempo inteiro, mas é que às vezes ser adulto é tão difícil…

“Quando eu era menino, os mais velhos perguntavam:

O que você quer ser quando crescer?

Hoje não perguntam mais.

Se perguntassem, eu diria que quero ser menino.”

(Fernando Sabino)

Deixe um comentário